segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A cera das abelhas


As ceras das colmeias são um aspecto fundamental na produção de mel biológico. Durante o período de reconversão à produção biológica de mel, para além da alteração do modo de controlo das pragas, há que mudar as ceras das colmeias.
A cera permanece lá de uns anos para os outros e na produção convencional convive com os produtos químicos de controlo do ácaro varroa, e outros contaminantes, sendo o suporte físico do mel no interior da colmeia, é fundamental que esteja limpa de resíduos. Durante a reconversão, substituímos totalmente a cera nas colmeias, mas como a quantidade de cera disponível é pouca, essa é a principal limitação ao rápido crescimento da nossa produção de mel certificado em biológico.
Não havendo cera biológica disponível no mercado, podemos utilizar a cera da nossa produção, a cera anualmente fabricada pelas abelhas na selagem do mel, os opérculos, que se retiram no acto de extracção do mel. Esta é uma cera anualmente fabricada pelas abelhas, não esteve sujeita a contaminantes e pode ser utilizada na substituição das ceras antigas.

2 comentários:

SuCris disse...

Boa tarde,
onde posso encontrar cera de abelhas bio e mel bio?

Grata pela atenção prestada,

Susana Martins.

DianaSantos disse...

Boa noite, onde posso adquirir cera de abelhas biológica?
Obrigada
Diana